domingo, 22 setembro 2024
Novidades

Brincando e ConstruindoEscola

Construindo conhecimento e afetividade

Na metodologia construtivista há mais interação, os relacionamentos são significativos, há menos ruídos na comunicação e a experiência é muito afetiva. Além disso, o professor consegue acompanhar com melhores condições o desenvolvimento de cada aluno

Os fatores socioemocionais passaram a ser, cada vez, mais decisivos na escolha da primeira escola pelas famílias, indo bem além de apenas um local para deixar as crianças brincarem enquanto as famílias vão para o trabalho.

É o que revelam os 30 anos de experiência da Escola Brincando e Construindo. O acolhimento especial à criança e a todos os familiares, com os quais os pequenos se relacionam, tornou-se um diferencial para a escola. Especializada na educação para a faixa etária de 1 a 6 anos (Ensino Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental 1), a Brincando, como é carinhosamente apelidada pela comunidade educativa, passou a ser referência por estar sempre se superando na proposta que une qualidade pedagógica à segurança dos pequenos. 

MOMENTO ESPECIAL

Todo trabalho educacional da Brincando está centrado na compreensão dos aspectos emocionais envolvidos no processo da escolha da primeira escola.

O momento especial representa a primeira grande conquista de autonomia da criança, até então exclusivamente sob a proteção da família, envolvendo ainda a grande responsabilidade da decisão pelos pais e responsáveis“.

Ana Tereza Barretto, diretora e fundadora da Brincando e Construindo.

‘É por isso que, do porteiro à direção, todos nós fazemos questão de acolher bem as crianças e familiares, conhecendo-os pelo nome e não apenas como ‘pai’ e ‘mãe’ simplesmente, valorizando, assim também, a identidade e vivências pessoais de cada aluno no seu contexto familiar’’’, diz Têca, como a diretora é chamada por todos, o que também revela a relação de proximidade com as famílias.

ESPAÇO ACOLHEDOR

A escola não abre mão de algumas condições de qualidade e conforto para as crianças. Têca conta com muito carinho que as salas de aula são especialmente decoradas e têm, no máximo, 15 alunos. Ela ainda explica que a proposta pedagógica, por sua vez, busca associar, como o próprio nome da escola mesmo já diz, as necessidades de brincadeira da infância à construção de novos conhecimentos e valores, essenciais na sociedade contemporânea. “Contamos muito com a parceria dos pais, até mesmo no opinário que sempre fazemos ao final de cada ano letivo, visando o planejamento de novos avanços”, completa a diretora.

“A mãe Fabiana Sena encontrou na Brincando e Construindo a superação das expectativas iniciais na escolha da primeira escola para os filhos. “Meu filho mais velho estudou todo o ciclo na Brincando e não pensei duas vezes em matricular o meu caçula, justamente por conta de toda atenção especial dada aos alunos e suas famílias”

conclui Fabiana.

BASES SÓLIDAS PARA O FUTURO

O acolhimento personalizado ao aluno e à família é um marco, mas não é o único diferencial da Brincando e Construindo em 27 anos de história. Além de uma estrutura especialmente projetada para atender as crianças com salas amplas, laboratório de informática, ateliê de atividades, biblioteca, quadras poliesportivas, parquinhos de areia (coberto e de bambu), horta etc., o projeto pedagógico prima pela educação de qualidade, preparando, gradativamente, o aluno para novos desafios em etapas futuras da vida escolar, “inclusive a partir de convênios com grandes colégios que também são referência de qualidade de ensino em Salvador”, explica a diretora Ana Tereza.

“Com o método construtivista, as crianças são estimuladas a descobrirem novos conhecimentos a partir do que já sabem de vivências pessoais e coletivas”, diz a coordenadora pedagógica Manuela Lago. Ela destaca ainda a importância dada pela escola à formação da equipe de professores e demais colaboradores. A proposta educativa da escola busca valorizar as múltiplas potencialidades de aprendizado em cada disciplina, bem como nas relações da criança no dia a dia da escola e com a família, diz Manuela Lago.

Escola Brincando e Construindo

Alameda Pádua, 138, Pituba. Contato: 71 3355- 4440/ 71 3015- 0194 – @brincandoeconstruindo 

Fotos: Divulgação.

Siga o insta @anuarioeducar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *