Ter filhos que comem de tudo, principalmente frutas, legumes e verduras, é o sonho de toda mãe. Mas dicas preciosas podem mudar o rumo da alimentação dentro de casa, a começar pela postura dos responsáveis. É dessa forma que a nutricionista infantil, Gabriela Kapim, leva seu conhecimento para muitas famílias através do programa Socorro! Meu Filho Come Mal. Yêda Nunes, diretora do Anuário Educar conversou com Kapim.
Yêda Nunes – Como você se sente em poder levar informações para as famílias sobre novos hábitos saudáveis na infância?
Gabriela Kapim – Essa é minha missão! Quanto mais gente ouvir o discurso de uma alimentação saudável e levarem essas informações para dentro das suas casas, transformando em novos hábitos, isso já me satisfaz, pois esse é um assunto muito relevante. Estamos vivendo uma situação de saúde pública com obesidade e sobrepeso infantil. Um cenário muito sério e os pais precisam ficar em alerta. Por isso falo sobre o assunto com a esperança de que as famílias adotem pelo menos os 5 mandamentos. Fico muito feliz em ampliar essa voz através de um discurso tão importante para muita gente.
Yêda Nunes – Através do seu programa você consegue levar esse alerta para mamães e papais. Como é tentar inserir novos hábitos na vida das famílias?
Gabriela Kapim – Fazer televisão é muito difícil, mas é o que me proporciona ampliar esse conteúdo e aumentar essa voz cada vez mais. Tem histórias surpreendentes e emocionantes. Muitas vezes os pais se encontram em uma situação difícil, no desespero mesmo. Tem programas que não sei se vai dar certo, vou me arriscando junto com a família e me emociono junto com ela. Mas, quando a família chega junto é um trabalho muito bom de fazer, é muito transformador. Tenho certeza de que essas crianças que passaram pelo programa vão lembrar dessa experiência pelo vida inteira. Podem até continuar comendo mal, mas quando tiverem seus filhos vão lembrar em algum momento de mim. É uma sementinha que estou plantando e que dá muita satisfação mesmo. Quanto maior o desafio, maior é o sucesso quando a gente consegue atingir!
Seu filho também comem mal? Adote os 5 mandamentos da boa alimentação infantil eleitos por Kapim e vença essa batalha!
- Comer sentado à mesa
- Comer sem distrações
- Comer sozinho
- Ter cinco cores no prato
- Experimentar novos alimentos