domingo, 22 setembro 2024
Novidades

MiopiaSAÚDE

Miopia: a epidemia dentro da pandemia

A miopia é a dificuldade de enxergar de longe. Vários estudos já vinham comprovando o aumento progressivo dos casos de miopia nos últimos anos. Porém, durante a pandemia, esses casos aumentaram exponencialmente, principalmente entre as crianças.

Por Dra. Carla Cordeiro Vita

Estima-se que em 2050 metade da população mundial será míope. Isso nos preocupa muito como oftalmologista, pois a miopia vai muito além da necessidade de uso de óculos e lente de contato. Ela traz consequências para a saúde ocular que podem ser permanentes e comprometer a vida produtiva das pessoas acometidas. Entre elas, posso citar o aumento da probabilidade de descolamento de retina e degeneração macular miópica.

CAUSA DO AUMENTO DURANTE A PANDEMIA

A causa principal foi, sem dúvida, o excesso do uso de telas associado ao confinamento com pouca ou nenhuma atividade ao ar livre. E já é comprovado que o excesso de telas (celular, tablet, computador…) faz com que o globo ocular aumente em comprimento axial permanentemente, fazendo com que a imagem que enxergamos se forme antes da retina (parte posterior do olho) configurando então a conhecida miopia. 

CUIDADOS E TRATAMENTOS

A principal medida a ser tomada é o que chamamos de controle ambiental, que nada mais é do que aumentar as atividades em outdoor, estimulando a visão de longe, de preferência ao ar livre e com incidência de luz solar. Vale ressaltar que o sol tem fatores importantes de proteção contra esse processo de progressão.  O controle de telas para o público infantil é mandatório e necessário, e deve ser bem rígido principalmente para aqueles que têm histórico familiar de miopia. Uma vez míope o paciente sempre será míope!

A boa notícia é que hoje muitas possibilidades de tratamento estão surgindo para desacelerar esse processo, entre eles o uso de colírios específicos, lentes de contato especiais e óculos também com lentes desenvolvidas especificamente para essa finalidade, porém nenhum tratamento sozinho tem total eficácia, pois tudo isso necessita estar atrelado ao controle ambiental relacionado acima.

Fica o alerta! Faça sua consulta e leve a sua família ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.

Dra. Carla Cordeiro Vita é oftalmologista adulto e infantil e especialista em córnea e doenças do segmento anterior. CRM 2086. @dracarlacordeirovita_oft

Fotos: Divulgação.

Siga o insta @anuarioeducar