domingo, 22 setembro 2024
Novidades

Andrea BurgosColunista

Alimentação saudável, possível e real

As famílias vivem em busca de uma alimentação saudável, mas o que elas estão fazendo para atingir esse objetivo?  Será que estão no caminho certo? Na rotina diária no consultório atendo famílias com as mais diversas estruturas, possibilidades e heranças culturais. Todas vêm me procurar para que eu possa orientar como trazer essa saúde perdida em tantas escolhas equivocadas no desespero de uma praticidade. 

Por Andrea Burgos

Assim como planejamos nossa vida em relação à carreira, estudos e  tal é possível estabelecer padrões de conduta muito simples em relação à alimentação. Falei que era simples, mas não fácil, o difícil é manter essa conduta 100%, não importa as intempéries que aconteçam na unidade familiar. Resolvi então aqui sugerir e listar de forma bem didática 5 rotas que se forem seguidas tudo vai dar certo. Boa caminhada ao rumo de uma alimentação saudável para você e toda sua família!

  • 1- Blinde a casa, ou seja estabeleça regras bem claras com todos os membros da família de que dentro de casa só entra alimentos saudáveis e deixemos o resto para as mil festinhas, eventos, restaurantes e afins.
  • 2- O que não é visto não é lembrado – deixe sempre muito fácil o acesso aos alimentos saudáveis, como frutas e verduras sempre limpas e prontas para o consumo nas fruteiras e geladeira. Monte o seu prato e dos filhos sempre muito colorido.
  • 3- 90% do que comemos precisa ter qualidade pois define o nosso caminho: saúde ou doença, então reserve apenas 10% para os momentos festivos e eventos. A saúde é uma conquista diária e a doença só se instala quando mantemos um estilo de vida nocivo.
  • 4- Diversifique!! Faça 4 semanas de listas de compras completamente diferentes uma da outra: mude a cor da cebola, do repolho, tipos de alfaces, verduras.
  • 5- Se organize e disponibilize um tempo para programar a alimentação da casa, liste as empresas que entregam comida saudável delivery no seu bairro, tenha seu freezer sempre pronto para uma emergência. Veja o que terão de eventos naquela semana e se programem para selecionar qual festa vale a pena se deliciar com os quitutes e quais as que é melhor já irem jantados de casa.

“Se não dedicarmos tempo para organizar essa parte fundamental da saúde da família tenha certeza de que a doença acha um tempo rapidinho para chegar e ficar. Então lembrem-se, os pais são inteiramente responsáveis pelas escolhas alimentares dos seus filhos!”

Andrea Burgos é Nutricionista Funcional - Membro do IFM- The Institute for Functional Medicine (CRN5-1695)


Siga o insta @anuarioeducar