Inovar em educação sempre foi um padrão do Colégio Integral há mais de 30 anos. Faz parte do nosso DNA essa conexão permanente com o futuro. É como se o porvir integrasse nossa rotina
Por Professor Paulo Rocha, diretor geral do Colégio Integral
Temos como missão contribuir para a formação de gerações que sejam capazes de agir em prol de um mundo mais ético, mais justo e ambientalmente mais protegido, através do desenvolvimento de habilidades e competências que enfatizem a felicidade pessoal, o sucesso profissional e a responsabilidade socioambiental.
Entendemos que o caminho mais eficaz para se alcançar tal intento é através de uma pedagogia que compreenda e personifique o espírito desse novo amanhã. Como diz o nosso mentor, o professor Hélio Rocha, “a escola é uma anunciadora de alvoradas, uma comunicadora privilegiada do que virá”.
No Integral conhecemos cada um de nossos alunos e disponibilizamos para eles as melhores experiências de aprendizado adequadas às suas necessidades e possibilidades. Esse entendimento faz com que a nossa didática seja muito mais interessante e inspiradora, convertendo-se assim em resultados extremamente vitoriosos.

Tecnologia sempre presente
Há muitos anos, quando nem se pensava em plataformas adaptativas ou ensino on-line, implantamos o nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Com o tempo, evoluímos desenvolvendo uma plataforma digital onde professores têm autonomia e espaço para darem prosseguimento ao processo de aprendizagem ativa dos alunos, ultrapassando as limitações de uma sala de aula.
São inúmeros projetos e atividades desenvolvidos nesse ambiente. Professores transformaram-se em motivadores, direcionando e acompanhando a produção dos alunos. Os estudantes realizam exercícios, leem e assistem conteúdos extras que auxiliarão na ampliação de seus conhecimentos.

Outra mudança inovadora foi a implantação das provas virtuais no calendário escolar desde o 2º ano do Ensino Fundamental. Essas avaliações são realizadas completamente no notebook. Anos após iniciarmos nossas avaliações 100% digitais, o Enem informou ter aderido a esse mesmo tipo de tecnologia.
Pandemia
A adaptação para a metodologia EAD na quarentena foi imediata, pois tanto nossos professores quanto nossos alunos já estavam completamente à vontade nesse processo. Todos tinham experiência com aulas on-line gravadas e ao vivo, atividades virtuais, acesso a conteúdos postados, trabalhos na rede, avaliações digitais, relatórios de desempenho e aprendizagem em tempo real.
O projeto EAD do Integral ratificou nosso engajamento com a inovação, mostrando que estávamos prontos para o futuro e que, de fato, já vivenciávamos este futuro no nosso presente.

O futuro
Nossas Turmas Olímpicas de Ensino Médio são mais uma prova na nossa criatividade na educação. Com a globalização e o aumento da concorrência fazia-se necessário ampliar as possibilidades de escolhas de nossos estudantes para universidades localizadas em outros estados e até mesmo fora do Brasil.
Pensando nisso, montamos um projeto de turmas de Ensino Médio preparatórias para o ingresso nos cursos e universidades mais concorridos do Brasil. Iniciamos essa formação diferenciada desde a 1ª série do Ensino Médio com material e professores especializados na capacitação para o ingresso nessas instituições.
Conseguimos, nos últimos anos, um resultado de aprovação espetacular nos cursos mais concorridos da USP, Unicamp, UFBa, Uneb, entre outros.

Somado a isso, o Colégio Integral é uma grande família. Claro, somos de fato uma empresa familiar. Nascemos a partir do sonho de nossos pais que acreditavam numa educação integral e humanista. Recebemos deles a missão de continuar com esse legado e como filhos transformamos isso no nosso propósito de vida.
Finalizando, transcrevo aqui algumas palavras de meu pai extremamente propícias para o momento:
“A matéria-prima dos educadores são as novas gerações. Exatamente por isso o professor é um tangedor de cultura, um estimulador de vocações, um direcionador de destinos. Em qualquer idade, o educador jamais deve ser um homem de ontem com ideias de anteontem. Seria uma aberração. Os livros e suas doutrinas podem caducar. Os paradigmas científicos e os cânones filosóficos podem ser ultrapassados. O professor, porém, não tem esse direito. Ele nasce todos os dias tal como o sol em todas as madrugadas. As paisagens das margens passam, mas a correnteza do rio prossegue renovando-se. Não há profissão mais comprometida com o ritmo da vida social que o magistério. Em boa verdade, a escola deve ser sempre a locomotiva da sociedade.”
Professor Hélio Rocha.
É nisso que sempre acreditaremos!


Colégio Integral R. Fernando Menezes de Góes, 570 - Pituba, Salvador - BA, 41810-700 71 2101-5000 www.integralweb.com.br @colegiointegralweb
Fotos: Divulgação. Matéria publicada no anuário Educar 20.
Siga o insta @anuarioeducar