terça-feira, 3 dezembro 2024
Novidades

EscolaFAMÍLIA

Como escolher a escola do seu filho?

Para muitas famílias, essa é a questão “x”. Nessa hora, tudo passa pela nossa cabeça. E como fazer para selecionar a melhor? É preciso ter calma, respirar fundo e analisar alguns pontos importantes.

Não é uma escolha fácil, mas acredite, a tarefa pode ser divertida e emocionante se você levar em consideração os cuidados necessários para cada fase. Seja no início da vida acadêmica das crianças, seja na mudança do ensino infantil para o fundamental, ou até mesmo por estar insatisfeito com a escola atual.

O especialista, Bruno Sepúlveda, Consultor Pedagógico, preparou oito dicas para ajudá-los com essa decisão tão importante. Acompanhe!

Buscar referência – O primeiro passo é se informar sobre as escolas através do seu meio social e da própria família. Também se deve pesquisar as redes sociais e o site em busca de maiores informações antes de visitar a instituição.

Visitar as instituições de ensino – Conhecendo de perto a escola vai facilitar na hora da sua escolha. Leve todos os questionamentos por escrito para facilitar o processo. (Quais metodologias pedagógicas aplicadas? Como meu filho irá se inserir nela?)

Segurança  – Observe se tem extintores e se estão na validade, se as escadarias possuem proteção para prevenir quedas, se as instalações elétricas não estão aparente e as tomadas protegidas. Procure saber se a instituição possui Atestado de Vistoria dos Bombeiros.

Higiene – Pergunte sobre a frequência de limpeza dos aparelhos de ar condicionado e verifique sempre os ambientes da escola, principalmente o banheiro.  Não deixe de perguntar se a instituição possui Alvará Sanitário da Vigilância Sanitária Municipal. 

Reuniões de pais e mestres – Pergunte com que frequência, dia e horário acontecem as reuniões. É interessante saber se, caso não consiga ir, outros representantes da família podem substituir você ou se há a possibilidade de marcar uma reunião individual.

Verificar documentação – Quase ninguém cobra, mas é dever dos pais averiguar o Alvará de Funcionamento, Termo de Viabilidade de Localização e Autorização de Funcionamento do Conselho Municipal ou Estadual de Educação, pois havendo qualquer problema grave com a criança eles respondem também. 

Estrutura física – Lembre-se que a estrutura física é importante, mas não deve definir a escolha. No mundo em que vivemos vale muito mais o calor  humano, como alicerce da formação acadêmica, do que um castelo supostamente encantado em que o aluno se sinta preso na masmorra, por falta de vínculos afetivos.  

Confie em seus instintos – Uma vez que todas as informações necessárias foram colhidas e avaliadas, você tem material suficiente para escolher. Só não esqueça que o local em que você vai escolher irá fazer a diferença no futuro acadêmico e profissional do seu filho. Boa sorte!

Fala, mamãe!

“Na minha opinião, essa é uma das escolhas mais complicadas que enfrentei desde que fui mãe. Passa tudo pela cabeça, desde se vão tratar bem o seu filho, até as amizades. Neste momento, é preciso pensar no que é melhor para a família. E, se você optou pela escola, esteja segura da sua decisão”, comenta Carol Robazza, mãe e idealizadora do blog Vamos Conversar @blogvamosvamosconversar

Fotos: Divulgação.

Siga o insta @anuarioeducar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *