quinta-feira, 21 novembro 2024
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High-tech na educação 

A tecnologia está presente em todas as áreas das nossas vidas. No universo escolar não podia ser diferente. O professor Ademar Celedônio, do SAS Plataforma de Educação, conversou com o Portal Anuário Educar e falou sobre a tecnologia e inovação na prática. Confira:

Portal Anuário Educar: Quais os reflexos da tecnologia para a nossa sociedade?

Prof. Ademar Celedônio: São muitos os reflexos. A tecnologia vem para ajudar o homem, a diminuir distâncias e, com certeza, para mexer nos mercados, nos empregos e em todo esse processo. A gente está agora chegando na revolução 4.0, onde encontramos a geração de robôs e da inteligência artificial. De maneira geral, o que se espera para o futuro é que o mercado ficará mais restrito para trabalhos manuais, já os trabalhos mais braçais os robôs irão fazer com facilidade.

“Vamos precisar de pessoas mais preparadas para o mercado de empregos que vão utilizar muito mais o lado cognitivo. Isso porque o mundo agora, precisa mais de competências do que de diplomas”

Ademar Celedônio

PAE: Como a tecnologia é usada em sala de aula? E qual a melhor maneira de usar em prol do aluno? 

Prof. A.C: Antigamente, o aluno fazia a prova, a correção era analógica, ele tirava nota baixa e tinha que estudar mais do mesmo, porque não tinha referencial. Atualmente, quando os alunos terminam de fazer as provas, existem análises de dados em plataformas substanciais e, através desses dados, é possível obter planos de estudos baseados em suas dificuldades. Se o estudante tem dificuldade em determinado assunto, ele pode assistir vídeos, resolver exercícios de outros exames e fazer um plano personalizado. Esse é um dos grandes ganhos da tecnologia.

PAE: O que é a gamificação? Como isso pode melhorar o desempenho dos estudantes? 

Prof. A.C: Gamificação não é game, mas os elementos do game são utilizados dentro de uma plataforma de educação. As pesquisas mostram que o nível de aprendizagem dos alunos dentro desse universo é bem significativo. Você tem uma trilha de aprendizagem, onde o aluno começa a resolver questões e essas plataformas empoderam. Por exemplo, você acerta uma e muda de nível, o que ajuda na sensação de ganho. Para cada questão que o aluno acertar ou se ele acertar todas sem dicas, ele ganha uma recompensa. Essa plataforma vê a disciplina de uma maneira lúdica e prazerosa. 

PAE: Quais futuras profissões ainda podem surgir ligadas a tecnologia?

Prof. A.C: Algumas profissões vão acabar e outras serão incrementadas. E aí, vemos um novo mercado de trabalho. Temos uma análise de dados hoje, que cada vez mais, vai precisar ser tratado com uma ciência. Um cientista de dados, provavelmente, vai ser uma profissão muito requisitada no futuro. Diante da tecnologia e do avanço da sociedade, as pessoas vão morrer mais tarde, por isso, já existe uma explosão de problemas na previdência no mundo todo. Então, a ciência atuarial, que é uma profissão que estuda sobre isso, e já existe hoje, provavelmente será muito necessária no futuro. Por outro lado, o robô vai operar com supervisão do médico e sentenças judiciais vão ser feitas por inteligências artificiais e os advogados vão apenas argumentar. O papel do profissional vai ser muito mais focado no pós do que na ação. 

Fotos: Divulgação.

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