quinta-feira, 21 novembro 2024
Novidades

EducaçãoEscola

O valor de uma infância inovadora na escola Arco-Íris

A infância é um momento de aprendizado, desafios e construção de memórias afetivas. É com esse olhar, que a escola Arco-Íris pauta a rotina de seus alunos. Cada dia é único, não só pela aquisição de conhecimento, mas pela incrível experiência de simplesmente ser criança.

A diretora Adriana Rossetto conversou com o Portal Anuário Educar sobre o ambiente escolar, o projeto pedagógico da escola e os projetos educacionais promovidos na escola Arco-Íris. Confira a entrevista:

Portal Anuário Educar: Qual proposta a escola foi fundada há 45 anos atrás?

Adriana Rossetto: A Escola Arco-Íris foi fundada em 1978, já com uma proposta inovadora na época, baseada na teoria de Piaget, pensando a educação como fonte de descoberta e construção para a criança através de atividades desafiadoras e investigativas.

“Na escola Arco- Íris o aprendizado é construído de acordo com sua interação com o meio ambiente e com o conhecimento, sempre respeitando as fases do desenvolvimento infantil, que é a base da filosofia construtivista”

PAE: Como o brincar é incluído na educação do aluno?

AR: A brincadeira precisa estar presente na vida da criança. É através dela que as crianças se desenvolvem, interagem, descobrem o mundo e compreendem as regras sociais. Aqui na escola a brincadeira faz parte da rotina das crianças, acreditamos na brincadeira também como forma de construir conhecimentos, de se conhecer para poder atuar na coletividade! A brincadeira ajuda a formar pessoas mais sociáveis, conscientes, criativas e capazes de construir um mundo diferente. Então, ela está presente em muitas atividades aqui na Arco-Íris. Brincamos vivenciando o habitat de um animal, por exemplo, brincamos para compreender a matemática, para produzir uma oficina literária ou livremente.

PAE: Qual o papel do aluno na construção do seu próprio conhecimento?

AR: O aluno é protagonista de seu conhecimento, ele precisa aprender a pensar e fazer relações entre conhecimentos que ele já possui e outros que estão sendo investigados,  ampliando os aprendizados e sua visão de mundo.

PAE: O que é o FLAI? Como foi desenvolvido?

AR: Nós poderíamos dizer que a FLAI (Festa Literária da Escola Arco-Íris) é uma celebração do livro, um brinde ao escritor e um presente para os leitores. Desde a sua fundação, a Arco-Íris reconhece a importância da formação do leitor através da Literatura. A escola já tinha a prática de convidar um escritor para conversar com as crianças. Lemos o máximo que podemos da obra dele e em seguida o convidamos para dialogar com nossos estudantes. A FLAI é a formalização de uma prática que já era nossa, antes mesmo de virar uma festa!

PAE: Qual a importância de projetos como o FLAI para a escola?

AR: A importância dessa ação se desdobra em alguns pontos. Desde o momento em que anunciamos qual será o escritor convidado, as crianças evidenciam uma intimidade na apropriação da sua obra. É ver esse leitor em formação compreendendo que “atrás” desse objeto cultural que é o livro, existe uma pessoa que transformou suas ideias numa história e que essa história se materializou num livro que hoje chega a milhares de pessoas.

Escola Arco Íris - Site Oficial e Instagram
Ladeira do Acupe, 88-A, Brotas, Salvador - BA
(71) 3357-1377
secretaria.escolaarcoiris@gmail.com

Fotos: Escola Arco Íris.

Siga o insta @anuarioeducar