Não há como negar! A maternidade transforma a vida de uma mulher. Para a jornalista, repórter e autora do Canal Dona Mamãe, Karina Araújo, tudo mudou após a chegada do seu filho, Mino.
Com uma gravidez tranquila, sem intercorrências, ela aproveitou cada segundo da gravidez. “Foi maravilhosa e cheia de saúde. Curti muito ficar grávida. Se eu fosse novinha, ficaria grávida umas dez vezes”, brinca com alegria.
A gravidez
Embora tenha sido uma gravidez tranquila, ela optou por fazer uma cesariana. Ela ganhou 24 quilos e não teve dilatação nem contrações. “Preferi parto normal, porque gosto de seguir a natureza. Contudo, quando completei 40 semanas, pedi para fazer a cesariana. Estava muito pesada. Teria que esperar ainda mais uma semana e não aguentei esperar”, explica. A maternidade não chega nem perto de como ela imaginava, mas ela confessa que algumas coisas a assustam na maternidade.
“É muito mais complexa e melhor do que esperava. Mas a velocidade com que os bebês e crianças crescem e se desenvolvem. Dorme um e acorda outro. Isso me assusta no bom sentido, me impressiona”
Vida profissional
Conciliar carreira e maternidade é um desafio para muitas mulheres. Com uma rotina bastante corrida, Karina é mais uma que precisa se virar nos 30 para ser mãe, mulher, esposa, dona de casa e ainda profissional. Mas ela conta que com organização as coisas se ajeitam.
“Priorizo o turno da manhã para cuidar de mim, da gestão de casa, para realizar atividades com meu filho e sempre que possível, almoçar com ele e levá-lo pra escola. À tarde, enquanto ele está na escola, eu trabalho e volto para buscá-lo”, esclarece.
Vaidade
E nessa correria, o tempo para as mamães cuidarem de si, se torna raro, não é verdade? Unha feita, cabelo impecável, pele bem cuidada? Durante um bom tempo isso não vai acontecer. Para Karina a prioridade acaba sendo do bebê e é natural abrir mão de algumas coisas no início.
“Acho possível quando a gente tem consciência que é uma fase, que exige de nós outras atitudes, e que essa fase vai passar. Não acho que precisamos abrir mão de sermos vaidosas, mas é importante entender o momento e não ficar fazendo cobranças ao espelho”
O corpo
Por falar em espelho… E a cobrança para recuperar a boa forma? Para muitas mamães, não é fácil emagrecer depois de uma gestação. Mas é preciso entender e respeitar o tempo de resguardo no pós-parto. Karina foi muito tranquila isso. “Eu gostava de me ver mais gordinha, de cabelo preso e roupas de casa. Gostava de me ver sendo 100% mãe. Acho que é um processo natural. À medida que o bebê vai crescendo, a gente vai retomando nossa rotina”.
Educação
Adepta da disciplina positiva, Karina cria com amor e procura sempre dialogar com Mino. “Cuide sempre da qualidade do tempo com os filhos. Brincar, ter empatia, ouvir, saber educar com limites, sem perder seu próprio limite. Não bato, não coloco de castigo, não faço chantagem, ameaças, nem coloco medo no meu filho”, finaliza Karina.
Karina Araujo é jornalista, mãe de Mino, apaixonada por gastronomia funcional e dona do @canaldonamamae
Fotos: Divulgação. Fonte: Karina Araujo.