domingo, 22 setembro 2024
Novidades

AconteceDiversão

4ª edição do Festival Petiz

Em sua quarta edição, o Festival Petiz – Festival de Arte para Infância e Juventude traz uma Mostra Artística que aborda temas como medo, ancestralidade, identidade e direitos da criança de forma lúdica e divertida.

De 13 a 18 de abril, o festival traz em sua programação os seguintes espetáculos: BOO, da Minha Companhia (MG), que conta as aventuras cheias de desafios e superações das palhaças Brisa e Tecla em floresta inóspita e perigosa; O Pequeno Herói Preto, com direção de Junior Dantas e Luiza Loroza (RJ), que narra a aventura de Super Nagô, um youtuber de 10 anos que descobre seus poderes através de sua família; A Casa Encantada, do grupo de Teatro Bonde da Calu (BA), que mistura arte circense, brincadeiras tradicionais e ancestralidade para refletir sobre direitos de crianças e adolescentes; e o espetáculo de dança Guigui, de João Rafael Neto (BA), que revela um olhar sobre a cumplicidade de um ciclista e sua bicicleta.

O festival acontecerá pelas ruas e espaços culturais do fim de linha do Uruguai e nos teatros Gregório de Mattos e Espaço Xisto, no centro de Salvador. Além dos espetáculos, o Petiz terá outras atividades como oficina artística e visitas mediadas.

Diversão e reflexão são duas características da programação do festival que busca ampliar o olhar do público para o universo infantil e juvenil. Ao trazer o “medo”, tema pouco debatido com as crianças, o espetáculo mineiro BOO (onomatopeia do medo) usa a linguagem da palhaçaria e da música para contar a história divertida, engraçada e surpreendente das palhaças Brisa (Janaina Morse) e Tecla (Maria Tereza Costa), que caem de paraquedas no meio de uma floresta inóspita e perigosa, enfrentam seus maiores e piores medos, descobrem como sobreviver e superam as dificuldades com muita coragem.

Música, poesia, arte circense são linguagens usadas pelo espetáculo infantojuvenil A Casa Encantada, do grupo baiano Teatro Bonde da Calu, para refletir sobre identidade e direito das crianças e adolescentes. A montagem faz uma homenagem ao circo e as brincadeiras de infância mostrando de forma divertida e simbólica a importância de cada um se reconhecer nos pequenos detalhes do mundo e na construção de suas identidades e representatividades. No palco, o personagem Griot é o contador de histórias que irá apresentar as contribuições da identidade de matriz africana às crianças.

Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada) e podem ser adquiridos no Sympla, exceto o espetáculo Guigui, que será entrada franca. Mais informações pelo site e pelas redes sociais (@festivalpetiz e web.facebook/festivalpetiz).

Confira abaixo a programação completa do Festival:

SERVIÇO
Festival Petiz
Quando: 13 à 18 de abril
Ingressos: Sympla e na bilheteria do Teatro Gregório de Mattos

Fotos: Divulgação. Fonte: Fundação Cultural.

Siga o insta @anuarioeducar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *