quinta-feira, 21 novembro 2024
Novidades

AconteceAntônio Vieira

Vieira promove evento “A Voz da Água” para alunos

“Como a água subterrânea usada para consumo humano pode se tornar um risco à saúde de populações socialmente vulneráveis? De que forma se dá a atuação da Vigilância em Saúde Ambiental em casos de desastres naturais e tecnológicos?”.

Estas foram algumas das perguntas que os estudantes do Colégio Antônio Vieira que integram os núcleos Ambiental do Vieira (NAV) e Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (Naic) fizeram à bióloga da Vigilância em Saúde Ambiental de Salvador, Aline Gomes.

A bióloga foi a convidada especial de uma mesa-redonda de tema “A Voz da Água”, promovida pelos jovens integrantes dos núcleos no último dia 30. A iniciativa foi uma das ações pela passagem do Dia Mundial da Água, em 22 de março. 

Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e coautora de uma pesquisa acadêmica sobre “Qualidade da Água Subterrânea e Necrochorume no Entorno do Cemitério do Campo Santo em Salvador (BA)”, Aline, que é mãe vieirense, fez uma palestra sobre o tema – agregando importantes informações às discussões sobre os gargalos e soluções para as questões de sustentabilidade que são abordadas pelos integrantes do NAV e Naic, como parte de suas atividades.

“Bastante interessante a iniciativa dos núcleos estudantis do Colégio Antônio Vieira em criar esse espaço a mais para a discussão de questões relevantes para a sociedade. É muito gratificante ver os jovens já tratando de temas tão significativos voltados ao Dia Mundial da Água, por exemplo, e o mais importante é ver o engajamento deles, mostrando-se realmente interessados em estudar e discutir os problemas que temos enfrentado nesse campo, já pensando em intervenções futuras”

afirmou a bióloga

“Gritos da Água”

A mesa-redonda contou ainda com palestra do professor de Biologia do Vieira e articulador do Naic, Luís Gois, que ressaltou “os gritos da água”, destacando questões emergenciais que afetam a maioria dos recursos naturais e hídricos no Brasil e no mundo. 

O professor lembrou, por exemplo, que o acesso a água potável e saneamento, assim como a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, estão entre os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os 17 ODS foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

Colégio Antônio Vieira
Instagram
Av. Leovigildo Filgueiras, 683 - Garcia, Salvador
(71) 3328-9500
Site Oficial

Fotos: Vieira. Fonte: Vieira.

Siga o insta @anuarioeducar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *