Escola é lugar de formação, de convivência social, precisa ser lugar de segurança física e afetiva.
por Larissa Machado*
É na escola, como segunda instituição social, além da família, que se aprende sobre si, sobre o outro, sobre o mundo. Se aprende as cores, os números, as letras, as emoções, a natureza e seus fenômenos, acontecimentos históricos e culturais. Se aprende a emprestar os brinquedos, a desenhar, a pedalar, a jogar, a contar, a escrever, a pensar, a interagir, a identificar e a dizer o que sente, a se entender e a entender o outro.
“Na escola é preciso espaço planejado e sistemático para que os conflitos sejam vividos como oportunidades de aprendizagem, mas do que controlados e punidos“
Larissa Machado
As crianças precisam ter a confiança de que encontrarão apoio e escuta ao enfrentarem desafios. Ao construir uma atmosfera de respeito, diálogo e mediação de conflitos entre todos os envolvidos da comunidade escolar estamos vivendo a cultura da paz nas escolas e essa é verdadeiramente a maior forma de lutar contra toda essa onda de violência e de ódio que assola o nosso país.
Quando estimulamos os nossos alunos a compartilharem suas angústias, insatisfações e dores por meio do diálogo; encorajarmos a expressarem o que sentem. Também ensinamos a ouvir seus pares, e juntos buscarem soluções para os conflitos que vivenciam.
Sempre abrimos espaço para que nossos alunos encontrem nos seus professores e na equipe escolar a certeza da escuta e do apoio para qualquer demanda que tragam.
Também construímos relações no interior da escola que sejam exemplos de respeito, empatia, generosidade; tratamos com linguagem adequada para cada idade, de forma sistemática e preventiva. Temas como bullying, valores morais, convivência ética são abordados. Trabalhamos a mediação de conflitos de forma planejada, intencional e didática; identificamos, nomeamos e falamos sobre sentimentos e emoções; desenvolvemos as diversas habilidades socioemocionais tanto quanto as cognitivas.
É nas famílias e escolas, nas relações que as crianças estabelecem no dia a dia com seus pares e adultos de referências, nos exemplos vivos que encontram de amor, compreensão, respeito, empatia que aprendem sobre esses sentimentos e valores.
São os elementos principais e efetivos de uma formação positiva, integral e moral para as nossas crianças: presença, amor, escuta, muito diálogo, limites claros e coerentes, bons modelos e boas vivências em família e na escola, com outros pares, em contato com a natureza, o quanto mais longe de telas.
Essa é a nossa principal janela de oportunidade para a construção de uma geração com melhor saúde mental, mais ética e defensora da paz.
Larissa Machado Diretora Pedagógica Orientadora Educacional @lari_machado Site Tempo de Criança
Fotos: Divulgação.