Service Learning é uma abordagem educacional que tem ganhado força em escolas norte-americanas nas últimas décadas. Essa prática combina objetivos de aprendizagem com o serviço comunitário e incentiva os alunos a propor e executar projetos que beneficiem a comunidade, de modo a gerar aprendizagem por meio da colaboração efetiva com a sociedade.
Por Maria Eduarda Fonseca, Coordenadora de Service-Learning da PASB, e Roberta Rodrigues, Coordenadora do Programa de Diploma IB da PASB*
Mais que isso, o Service Learning proporciona aos alunos a chance de fazer uma aplicação prática dos conteúdos e habilidades aprendidos em sala de aula, permitindo que vejam o sentido e a utilidade do conhecimento a ser utilizado para o bem comum. Trata-se de formação de caráter aliada à competência acadêmica, na qual os alunos se tornam mais empáticos, responsáveis e aprimoram a mentalidade de cidadão global que pode e deve contribuir com a melhoria da sociedade.
Enquanto única escola internacional em Salvador, a Pan American School of Bahia (PASB), fundada por famílias americanas nos anos 60, integra as práticas em Service Learning como um dos pilares do seu currículo. No programa da PASB, tudo é idealizado e realizado pelos alunos, que estruturam e discutem as estratégias e planos de ação para cumprir seus objetivos dentro do projeto de impacto social escolhido, que pode ser de abrangência local, nacional ou mesmo internacional.
Dentre as ações realizadas, os alunos angariam fundos através de rifas, doações ou bake sales (venda de bolos e doces), visitam as organizações para realizar atividades diversas ou entregar doações e se reúnem com os colegas e orientadores para refletir acerca de pontos de melhora e próximos passos.
No momento, existem 7 projetos ativos de Service Learning na PASB, que agem nas áreas de apoio a idosos, crianças com câncer, animais desabrigados, sustentabilidade, entre outros. Um deles,o Colorindo Vidas, recebeu o prêmio Global Citizens Award da AMISA (American International Schools in the Americas), premiação que reconhece um aluno ou grupo de alunos que tenham feito contribuições exemplares por meio de um projeto de serviço escolar e/ou comunitário.
Além do Service Learning, alunos dos últimos dois anos escolares na PASB desenvolvem projetos similares no CAS (Criatividade, Atividade, Serviço). O CAS é um dos componentes centrais do currículo do Programa de Diploma do IB, um dos programas mais rigorosos e desafiadores para alunos que estão se preparando para cursar a universidade, aceito pelas mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil (como a FGV, PUC, Baiana de Direito e ESPM) e do mundo.
O CAS tem como objetivo proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem focadas em três áreas: Criatividade – explorar ideias, ampliando sua capacidade cognitiva; Atividade – praticar exercícios físicos, visando alcançar um estilo de vida mais saudável; e Serviço – demonstrar engajamento e colaboração com a comunidade em que vive – tanto focando na população como no meio ambiente, oferecendo o suporte apropriado a partir de uma demanda legítima.
Liderando e planejando cada ação dos projetos de Service Learning e CAS, os alunos desenvolvem habilidades, competências e condutas de aprendizagem essenciais no século XXI para lidar com as múltiplas demandas apresentadas pela vida moderna, tais como empreendedorismo, responsabilidade, colaboração, liderança, pesquisa, comunicação, criatividade, e flexibilidade perante realidades e perspectivas diferentes. Além de cuidar da comunidade local, os alunos se tornam cidadãos conscientes e proativos em um mundo globalizado e integrativo.
Para saber mais sobre o Service Learning e o CAS, visite o link ou entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em conversar com você.
Pan American School of Bahia Av. Ibirapitanga - Patamares, Salvador (71) 3368-8400 Site Oficial
Fotos: PASB. Fonte: PASB.