Acender a luz, recarregar o celular ou ligar o chuveiro elétrico são atitudes simples no nosso dia a dia. Mas para que a energia chegue até cada um desses equipamentos e milhares de outros – alguns indispensáveis à sobrevivência, a energia percorre um longo caminho desde a geração até à distribuição.
É essa e outras histórias que o Museu da Energia, em Salvador, conta ao público que o visita com o uso de tecnologias, robôs e espaços interativos. Gratuito, o museu surge como uma opção de lazer educativo para as crianças e adolescentes, que aprendem brincando sobre a energia elétrica.
“O Museu da Energia foi concebido para ser um espaço no qual a história e a tecnologia se unem em prol da energia. A Neoenergia Coelba coloca, à disposição dos visitantes, inovação e tecnologia através de equipamentos que contam de maneira lúdica o que é a energia elétrica, como ela é gerada, como chega às casas e indústrias e faz equipamentos do nosso dia a dia funcionarem, e como devemos utilizá-la de forma racional e eficiente”
ressalta Ana Christina Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia
O espaço conta com uma série de experimentos que fundamentam os conceitos de magnetismo, ótica, sustentabilidade, tipos de geração de energia elétrica, além de equipamentos interativos e projeções mapeadas sobre a história da eletricidade e seus princípios. Contém diversos experimentos interativos e atividades especialmente relacionadas aos conceitos de física, eletromagnetismo, ótica e energia.
Desde que foi reaberto em dezembro de 2022, após uma ampla reforma, o Museu da Energia já recebeu quase 12 mil visitantes.
Visitantes avulsos e turistas não precisam agendar. Para escolas e grupos, as visitas devem ser agendadas previamente. O agendamento deve ser solicitado pelo celular ou WhatsApp (71) 99692-0224.
SERVIÇO Visita ao Museu da Energia Onde: Praça Ramos de Queirós, nº 1, Praça da Sé Entrada: A entrada é gratuita (Cada visitante que acessar o Museu da Energia doe 1kg de alimento não perecível que será direcionado a instituições filantrópicas) Quando: Segunda a sexta das 08h às 17h. Sábados, das 8h às 13h
Fotos: Divulgação. Fonte: Neoenergia Coelba.