Saber que tem alguém ao seu lado que se importa e está disposto a ajudar cria um ambiente positivo e encorajador para a criança enfrentar desafios. “Por isso, é importante demonstrar e incentivar as crianças em suas tarefas escolares”, destaca a Coordenadora Pedagógica da Mind Lab, Miriam Sales.
A especialista destaca 4 dicas para ajudar e cuidadores nesta missão. Confira:
- Crie uma rotina regular
Compreenda que as lições de casa são uma oportunidade de conexão familiar. E por ter um potencial de colaborar para além do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem da criança, deve ser encarado como uma ação rotineira da família. Para isso, é importante definir um local específico, que seja tranquilo, e um horário aproximado para fazer as lições diariamente. “Uma rotina consistente ajuda a criar hábitos de estudo e facilita o processo de aprendizagem”, observa Miriam.
- Esteja disponível e envolvido
Se mantenha presente durante as lições de casa para responder a perguntas, oferecer orientação e demonstrar interesse pelo progresso da criança. Mostre apoio e incentive o esforço em vez de se concentrar apenas nos resultados.
- Incentive a autonomia
Encoraje a criança a fazer o trabalho sozinha, permitindo que ela resolva problemas e tome decisões. Ofereça suporte quando necessário, mas dê espaço para que ela desenvolva independência e confiança em suas habilidades.
- Colabore com os professores
Mantenha uma comunicação aberta com os professores a fim de entender os objetivos e expectativas das lições de casa. Compartilhe suas preocupações e busque orientação sobre como melhor apoiar a criança em casa.
Fotos: Divulgação. Fonte: Fala Criativa.