Escolas de todo o Brasil têm até este domingo, dia 30 de julho, para inscrever seus projetos e concorrer ao Prêmio Crianças Mais Saudáveis, iniciativa da Fundação Nestlé Brasil em parceria técnica com o Instituto Crescer.
É a 6ª edição da premiação, que distribuirá um valor de R$ 38 mil em benfeitorias para cada uma das dez escolas, além de mentorias para implantação dos projetos e premiações para os autores ou autoras das propostas.
Os interessados devem se inscrever e enviar suas propostas até o dia 30, por meio do site. Os projetos devem estar conectados a pelo menos um dos cinco hábitos saudáveis que são os pilares da iniciativa: 1) Alimentação nutritiva e variada; 2) Brincar ativamente; 3) Porcionar para comer melhor, 4) Beber mais água e 5) Curtir as refeições juntos.
Porta-vozes da Fundação Nestlé e a Luciana Allan, cofundadora e diretora técnica do Instituto Crescer, estão à disposição para entrevistas.
Para inscrever o projeto de sua escola, o educador ou educadora responsável não precisa ter um cargo específico na escola, pode ser qualquer professora ou professor, integrante da equipe da merenda, da inspeção de alunos, da diretoria, coordenação, entre outras funções. A única exigência é que o responsável esteja alinhado com a equipe gestora da escola.
Ao longo dos seus cinco anos de existência, o concurso cultural “Prêmio Crianças Mais Saudáveis” já beneficiou mais de 25 mil crianças brasileiras, que envolveu mais de 4,6 mil educadores e educadoras de todo o Brasil, de 900 municípios, totalizando 50 projetos premiados. Além do Prêmio, a Fundação Nestlé Brasil e o Instituto Crescer também realizarão este ano uma nova edição da Gincana Crianças Mais Saudáveis, que terá início em setembro.
Mentorias especializadas
Após a premiação, as dez escolas vencedoras terão direito a mentorias ministradas pelos especialistas do Instituto Crescer, que atenderão as autoras e autores dos projetos em encontros realizados no período de agosto a janeiro. A consultoria, baseada em metodologias ativas e tecnologias inovadoras, expertise do Instituto Crescer, auxiliará as educadoras e educadores no aprimoramento dos projetos relacionados ao incentivo de hábitos saudáveis.
A cofundadora e diretora técnica do Instituto Crescer, Luciana Allan, acredita que a premiação é uma oportunidade singular de observar na prática instituições que honram o compromisso com a formação de boas práticas das crianças.
“Ao longo dos anos, dezenas de milhares de crianças foram beneficiadas com a criação de hortas e refeitórios, e o fortalecimento de práticas culturais e ações socioambientais, que impactaram positivamente não apenas os alunos, mas também toda a comunidade escolar, envolvendo famílias e educadoras em vivências fundamentais para a promoção de hábitos saudáveis”
comenta Luciana
Sobre o Instituto Crescer: fundado em 2000, com sede em São Paulo e atuação global, o Instituto Crescer é um laboratório de criação e implementação de metodologias de impacto social em escala para a educação e para o fortalecimento de comunidades e pessoas. Sendo parceiro técnico de grandes empresas do país, atua na formação docente, qualificação profissional e no desenvolvimento comunitário. Em suas mais de duas décadas de história, já foram 200 mil beneficiários dos projetos da entidade, sendo mais de 40 mil participações em ações, em mais de 2 mil municípios e quase 1,5 mil escolas.
Fotos: Divulgação. Fonte: Assessoria.