quinta-feira, 21 novembro 2024
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Aprendizado baseado em projetos incentiva o protagonismo estudantil

Por Regina Silva*

As metodologias ativas de aprendizagem buscam incentivar os estudantes a se tornarem protagonistas em suas caminhadas educacionais. Diversas abordagens podem ser utilizadas com esse objetivo, dentro e fora da sala de aula.

Gosto de destacar a aprendizagem baseada em projetos (ABP), que desafia os estudantes a atuarem de forma colaborativa para solucionar um problema real com a possibilidade de aprendizado do conteúdo abordado de forma prática.

Na ABP, os alunos têm o poder de escolha sobre o projeto que será trabalhado por seu grupo, assim como sobre os métodos que serão utilizados em seu desenvolvimento, sempre apoiados na premissa do protagonismo. Esses estudantes são incentivados a realizar ações lançando mão da investigação dos fatos e da organização de suas tarefas com autonomia.

Já o professor age como orientador e facilitador, estimulando o pensamento. Como possíveis resultados, destaco soluções e oferecer melhorias que podem ser aplicadas às próprias comunidades em que esses alunos e professores estão inseridos.

Ao meu ver, outra vantagem é que a metodologia pode ser empregada no âmbito de qualquer componente curricular e em qualquer ano escolar, de maneira interdisciplinar, por envolver diversas áreas de conhecimento, como Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. Com isso, a metodologia ABP contribui para o trabalho em equipe e estímulo ao senso de investigação e curiosidade, algumas das competências estipuladas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Já a participação da coordenadoria pedagógica é primordial para alinhar objetivos, verificar a disponibilidade de recursos e para definir as etapas de execução do projeto. Essa integração entre alunos e docentes é fundamental para a execução do programa, assim como o apoio à escolha do tema ou da questão-problema inicial, momento que demanda criatividade e estímulo do professor.

A opção da tese a ser investigada deve também levar em conta a disponibilidade de cenários e de recursos, e, atualmente, existem diversas alternativas com materiais e ferramentas para a aplicação desta metodologia, incluindo a compra ou a locação de kits para tornar os trabalhos mais lúdicos e instigantes.

As novas gerações têm maior facilidade de aprendizado quando envolvemos dinâmicas e ações que saem do ensino tradicional e fortalecem a integração entre as áreas de conhecimento para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares. As novidades costumam ser recebidas por esses jovens com naturalidade e animação, e para conquistar sua atenção, interesse e engajamento é preciso que a educação seja vivenciada em um sentido amplo, fortalecendo o vínculo entre todas as partes e oferecendo oportunidades que propiciem um ambiente pedagógico de colaboração. Incentivando o protagonismo estudantil, os resultados poderão ser vistos não apenas na sala de aula, mas na sociedade em que vivemos.

*Regina Silva, é diretora Pedagógica do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, área de negócios da Positivo Tecnologia dedicados à educação

Sobre o Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação – reúne soluções de apoio à aprendizagem em modelo disruptivo de negócio, com soluções como a Suíte Educacional voltada para apoiar nos desafios de gestão, integração e pedagógicos. Área de negócios dedicada à educação da Positivo Tecnologia S.A., conecta pais, alunos, escolas, edtechs, editoras, empresas nacionais e internacionais em ecossistema único. Veja mais no site do Educacional

Fotos: Divulgação.

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