Com quase 40 anos de história, a escola Pirlilim propõe trazer a família para dentro do ambiente escolar. A proposta foi potencializada após perceber que a tecnologia se fez onipresente na sala de aula após a pandemia, de acordo com a supervisora pedagógica da escola, Evelyn Santana. “Com a retomada das aulas, foi fundamental manter o contato constante com os responsáveis para que pudéssemos voltar ao normal”, diz.
A estratégia vai além dos encontros remotos ou das reuniões esporádicas para tratar de questões disciplinares. O objetivo é trazer os pais para dentro da escola por meio de eventos lúdicos.
“Não esperamos apenas que as famílias procurem a escola, a parceria é feita de forma descontraída e não mecânica, são feitos plantões pedagógicos e eventos para que os pais também participem da vivência da criança”
comenta Evelyn
Reflexões em Movimento
No começo do ano, estratégias e metas são traçadas para que esse envolvimento com as famílias aconteça de forma orgânica. Até o fim de cada semestre, por exemplo, a Pirlilim chama a família para a escola, em um encontro que envolve professor, coordenadora e psicóloga.
Outra forma de promover essa parceria é o evento “Reflexões em Movimento”, uma série de palestras realizadas pela escola com o intuito de trazer os pais para a vivência dos seus filhos.
“Sempre frisamos às famílias a importância da criança vê-los aqui”, diz a psicóloga da escola, Júlia Guimarães. “Isso acaba validando um trabalho apresentado por eles, e faz total diferença”. Júlia também explica como os alunos se sentem apoiados e escutados, principalmente, se estiverem passando por alguma situação mais incômoda da idade. “O simples fato de mostrar essa união permite que a criança entenda que o caminho traçado pela escola e pela família é o mesmo, e que ela deve percorrer este caminho também”, completa.
Semáforo das Emoções
Para além das Reflexões em Movimento, encontros e plantões pedagógicos, a escola também procura equipar as famílias com materiais didáticos. Uma das ideias mais populares foi o “Semáforo das Emoções”, onde foi encaminhado um semáforo de brinquedo para casa, com o objetivo de fazer com que a criança sinalize suas emoções durante o dia. A dinâmica cria uma atenção especial ao socioemocional do aluno, potencializa a interação familiar e a escuta entre pais e filhos.
Comissão de Pais
Outro método inovador de acolhimento com a família foi a criação da Comissão de Pais. Um grupo que possui representantes de cada turma como porta-vozes para resolução de problemas, elogios e sugestões de integrações diferentes.
Fala mamães!
Mãe de duas alunas da escola, Manuela Fernandes diz que toda a equipe pedagógica está sempre muito envolvida, desde a entrevista até o acompanhamento da criança. “A intenção da Pirlilim é trazer a família para dentro da escola com projetos que são desenvolvidos para as crianças, mas que sempre convidam a família para participar”, comenta.
Mãe de uma das alunas da Pirlilim, Lilian Ramos diz que a escola a cativou pela parceria, transparência e acolhimento. “Enquanto pais, buscamos uma escola que, além de currículo qualificado, também estivesse conectada a boas práticas e a preservação da interação com as famílias”, diz.
Escola Pirlilim Instagram: @escolapirlilim Telefones: 71 3357-1678/ 71 3358-109071 3353-7345 Endereço: Rua Professor Amir Macêdo, nº 40 - Brotas
Fotos: Divulgação.
Siga o insta @anuarioeducar