De acordo com o autor americano Max Lucado, “uma sementinha pode se transformar em um grande carvalho”, ou seja, atitudes bem plantadas podem findar em consequências que geram frutos. Esse eco deu início a mais um projeto na escola Saint Helena, localizada no bairro do Horto, em Salvador, onde o aprendizado também é guiado com muita ludicidade.
Em um cenário de transformações constantes, a educação evolui para ser mais inclusiva, para observar as individualidades de cada criança e seu desenvolvimento como cidadãos. Para isso, é importante uma base que saiba carregar o currículo acadêmico de forma criativa, sem se esquecer do foco na educação socioemocional.
A professora e auxiliar do projeto Elisa Meira, que atua no Second Grade (segundo ano) da Saint Helena, acredita que a escola sabe construir rotinas de conversas e discussões que complementam a base curricular. “Por meio do projeto, a gente fala sobre respeito, acolhimento e como precisamos semear boas atitudes para colher sementes boas”, explica.
A ética nas relações
Um dos lemas da Saint Helena é a crença na importância da ética nas relações interpessoais. “Isso envolve a escuta sensível com o aluno, mas também a compreensão de que é preciso estabelecer essa comunicação em todo o núcleo escolar”, conta a diretora da escola Ângela Nery.
A diretora acredita que, assim como os professores, todos os envolvidos no dia a dia da escola são modelos de comportamento e conduta. “Por isso, os pais são inseridos diretamente nessa construção desde o início do ano letivo, quando a escola, antes até de discutir o viés didático, reúne todos para um projeto de acolhimento”, aponta Ângela Nery.
“A Saint Helena reconhece a importância de conhecer não apenas seus alunos, mas também suas famílias, e utiliza também a oportunidade para compartilhar os valores da escola e o desenvolvimento de outros planejamentos para o ano”
diz a diretora da escola Ângela Nery
Palavra da mãe!
Mãe de um dos alunos, Jéssica Rosa acredita que o maior diferencial da escola seja a humanidade e a pessoalidade no tratamento com os alunos e pais. “Você não se sente mais um, há uma nítida certeza de pertencimento. A capacitação do corpo docente faz toda a diferença”, diz.
O aluno é o protagonista
De acordo com as mais atualizadas metodologias pedagógicas, o processo de formação pode ser uma via de mão dupla, ou seja, o estudante possui uma função fundamental para as suas experiências dentro do espaço escolar. A Saint Helena considera que o aluno é protagonista do seu aprendizado, tornando ele uma peça central e priorizando o engajamento da turma durante as aulas.
“Acreditamos que eles precisam dessa autonomia de poder demonstrar interesse em algo e pedir para aprofundar a pesquisa e estudar mais sobre aquilo”, diz a diretora Ângela Nery. “A partir desse interesse, observamos qual a necessidade cognitiva daquela turma e introduzimos o conteúdo que a gente entende que eles precisam como base”.
O que é o LIV?
O LIV ouLaboratório Inteligência de Vida é um currículo socioemocional adotado pela escola Saint Helena. Ele contribui para os diálogos no ambiente escolar e para dar um novo significado a valores e conceitos importantes para formar cidadãos. O programa ajuda os estudantes a conhecerem seus sentimentos e desenvolverem habilidades para a vida, como senso crítico e limitações.
“A gente entende que cada criança tem contribuições, que são importantes para o nosso meio social e nossas relações. Aproveitamos elas para trabalhar não apenas na sala de aula, mas também a sua inteligência socioemocional”, explica a professora Elisa Meira.
Currículo Internacional
- Reconhecimento da Cambridge International School;
- Escola bilíngue;
- Imersão de experiências em inglês;
- Inglês full time nos grupos 1 e 2.
Saint Helena R. Estácio Gonzaga, 107 - Horto Florestal, Salvador (71) 3215-6901 @sainthelena.salvador
Fotos: Andréa Cedraz.
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